As empresas brasileiras têm se preocupado cada vez mais com a inovação e em se manter relevante em um mercado que não para de mudar.
Estudo de 2023 da Deloitte que avalia o interesse das organizações brasileiras em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), mostrou que o investimento das empresas brasileiras em inovação aumentou em 24%.
A captação de recursos para inovação é uma das alternativas mais eficientes para a empresa que deseja crescer de maneira sustentável no mercado. Contudo, um dos principais desafios está na estruturação do projeto que será apresentado junto a grandes instituições, como é o caso da Finep e do BNDES.
Linhas de financiamento da Finep e do BNDES
A Finep (Inovação e Pesquisa) e o BNDES são um dos principais órgãos que oferecem linhas de crédito, subsídios e programas específicos para projetos inovadores.
A Finep possui variadas linhas de financiamento reembolsáveis (empréstimos subsidiados pelo governo), assim como programas de financiamento não reembolsáveis, também conhecido como subvenção. No geral, apoia projetos que incluam:
- Pesquisa básica e aplicada;
- Criação de novos produtos e processos.
- Desenvolvimento tecnológico e inovações;
- Implementação de novos serviços e projetos.
O BNDES também oferece diversas linhas de financiamento como é o caso do BNDES Finem – Crédito para Inovação Direto, voltado a inúmeras iniciativas de inovação, como:
- Estudos, projetos, pesquisa de P&D;
- Aquisição de máquinas e equipamentos;
- Obras civis, montagens e instalações;
- Inovações em software e serviços de TI;
E muitas outras.
Marcelo Viana, da T4 Consultoria, apoia empresas de grande porte na reestruturação financeira e na captação de recursos para inovação. Ele destaca que embora haja muitas opções de linhas de financiamento voltadas a inovar, grandes empresas se perdem no momento da estruturação do projeto que será apresentado:
“Os projetos devem ser claros, bem estruturados e atender rigorosamente aos critérios exigidos por cada instituição. Esses aspectos são determinantes para a aprovação das propostas apresentadas.”, acrescenta.
Estruturando o projeto de captação de recursos para inovação
Elaborar um projeto de captação de recursos com grandes instituições como a Finep e o BNDES requer uma série de etapas que garantam o alinhamento do projeto com os requisitos exigidos pelos órgãos.
Marcelo Viana apresenta as principais etapas que as grandes empresas devem seguir no momento da captação de recursos para inovação:
Identificação e planejamento do projeto – Defina o propósito e a inovação do projeto, destacando seu impacto econômico e social, e garanta que esteja alinhado com os requisitos da linha de financiamento.
Estruturação do projeto detalhada – Elabore um orçamento com custos e prazos por fase, justificando a viabilidade técnica e o diferencial competitivo da inovação.
Preparação e envio de documentos – Reúna balanços, certidões e contratos que comprovem a saúde financeira e capacidade técnica, e inscreva o projeto conforme as orientações do portal da Finep e BNDES.
Avaliação e ajustes – Esteja preparado para fornecer esclarecimentos e realizar ajustes solicitados durante a análise por parte da instituição.
Implementação e monitoramento – quando aprovado, é necessário apresentar relatórios de progresso que comprovem o avanço do projeto e a aplicação correta dos recursos.
“Planejar o projeto com antecedência e buscar por apoio profissional especializado é um dos principais fatores que aumentam significativamente as chances de aprovação do projeto de captação de recursos”, conclui Marcelo Viana, da T4 Consultoria.
Deseja transformar a realidade do seu negócio, alcançando resultados eficientes? Entre em contato com a T4 Consultoria.
Leia também:
Captação de recursos para inovação impacta no crescimento das empresas
Finep disponibiliza crédito para projetos de inovação