Na busca em melhorar o posicionamento competitivo no mercado, a inovação se torna um recurso imprescindível. Melhor eficiência operacional, melhorias em produtos, expansão no mercado, são algumas das vantagens que as empresas têm quando investem em inovação.
Uma pesquisa da Dell Brasil, realizada com 6.600 líderes de negócios e TI em 45 países, revelou que, apesar de 83% dos executivos brasileiros acreditarem que suas empresas são inovadoras, boa parte (42%) está, na verdade, na categoria de "avaliadores de inovação". Isso significa que muitos empresários têm uma percepção alheia à realidade do negócio.
Além disso, a pesquisa também destacou que 46% dos líderes brasileiros admitem que as soluções tecnológicas que utilizam não são avançadas o bastante, o que os leva ao temor de ficar atrás da concorrência.
A captação de recursos para inovação é um dos principais meios para as empresas que desejam expandir e se tornar mais competitivas, mas para isso, é fundamental seguir alguns critérios.
Papel da inovação para o crescimento das empresas brasileiras
Marcelo Viana, da T4 Consultoria, apoia empresas na prevenção de problemas, reestruturação financeira e na captação de recursos para inovação. Ele destaca que incorporar inovação demonstra que o negócio está atento às mudanças do mercado e disposto a adotar novas tendências:
“Os processos de inovação refletem sobre o equilíbrio e longevidade empresarial, o que as diferencia da concorrência e potencializa sua relevância no mercado.”
Para os empresários que têm uma visão distorcida sobre a inovação e acreditam que ao inovar, é necessário criar algo do zero, como, por exemplo, processos e tecnologias, vale pensar que inovar tem a ver como a melhoria de processos já existentes, em tornar o que já existe melhor e mais eficiente.
Dentre as principais vantagens da inovação em pequenas e médias empresas, destacam-se:
- Aumento da competitividade, uma das principais motivações para inovar;
- Eficiência operacional, com otimização de processos, redução de custos e maior produtividade;
- Expansão para novos mercados, permitindo crescimento e diversificação;
- Melhoria na experiência do cliente, aprimorando o atendimento, aumentando a satisfação e fidelização;
- Atração de investidores, já que empresas inovadoras são mais atrativas para esse público;
- Fortalecimento da reputação, projetando uma imagem de maior confiabilidade atraindo mais clientes e parceiros;
- Retenção de talentos, criando um ambiente dinâmico que estimula a criatividade e o desenvolvimento contínuo dos profissionais;
Entre outras.
Captação de recursos para inovação é o melhor caminho para a empresa
Para conseguir inovar, seja por meio da aquisição ou aprimoramento de novas tecnologias, para modernizar processos, gestão, produtos e outras áreas, a captação de recursos para inovação se torna a melhor alternativa entre as empresas no Brasil.
Atualmente existem inúmeras instituições com linhas de financiamento destinadas à inovação e, dentre as mais relevantes estão a Finep (Inovação e Pesquisa), o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Sustentável) e a Lei do Bem.
Cada um dos órgãos demanda a apresentação de documentos que comprovam que a empresa está enquadrada dentro dos requisitos de inovação. No caso da Finep, por exemplo, para obter financiamento, a empresa deve ter receita operacional bruta anual ou anualizada igual ou superior a R$ 90 milhões.
O projeto para a captação de recursos para inovação precisa ser elaborado considerando as normas e diretrizes da linha de financiamento escolhida pela organização. No geral, um bom projeto de inovação precisa ser estruturado considerando:
- Definição do problema;
- Justificativa da proposta;
- Descrição da solução, incluindo a ideia, funcionamento, equipe envolvida, local de desenvolvimento, público-alvo e cronograma;
- Avaliação da solução, estabelecendo objetivos, indicadores e metas;
- Elaboração do orçamento, detalhado em recursos humanos, materiais, transporte e alimentação e outras despesas.
A maioria das empresas, apesar do grande potencial para inovar, não consegue obter sucesso no momento da captação de recursos devido a problemas na estruturação do projeto apresentado:
“A captação de recursos é uma grande oportunidade para as empresas que buscam implementar novas tecnologias e aumentar sua competitividade. No entanto, para garantir sucesso na negociação, é essencial que o projeto esteja alinhado às normas da instituição. Com ajuda especializada, esse processo pode ser conduzido de forma mais eficiente”, conclui Marcelo Viana, da T4 Consultoria.
Deseja transformar a realidade do seu negócio, alcançando resultados eficientes? Entre em contato com a T4 Consultoria.
Leia também:
Captação de Recursos evita recuperação judicial em empresas
Recuperação judicial ajuda sua empresa a sair do endividamento