O valuation é uma ferramenta importante para qualquer empresa que deseja expandir seus negócios, atraindo investidores e captando novos recursos. Ele tem contribuído para que grandes organizações estejam dominando o mercado.
A Betterment, empresa sediada em Nova York, é um exemplo. Oferecendo conselhos financeiros de especialistas e robôs para seus clientes, a organização se tornou um unicórnio em outubro de 2017, segundo dados citados pela StartSe.
O termo “unicórnio” é comum no segmento das startups e significa que a empresa apresenta valuation igual ou acima de um bilhão de dólares.
Hoje, a Betterment tem sob gestão US$ 11 bilhões e ocupa uma posição competitiva no mercado de investimentos e tecnologia.
Se você deseja ampliar ainda mais os seus negócios, é uma boa hora para usar a avaliação de empresas.
Conheça a seguir como calcular o valor da sua empresa pelo valuation e o que você precisa saber para não correr o risco de ficar no prejuízo. Vamos lá?
Como calcular o valuation?
De maneira sistemática, o valuation avalia o valor de uma organização, adotando uma série de fatores. Ele pode ser calculado trazendo para o valor presente os resultados de fluxo de caixa futuros, seguindo algumas etapas:
- Estimar o fluxo de caixa livre da empresa para os próximos períodos;
- Estabelecer a taxa de desconto, levando em conta os riscos de outros investimentos (bolsa, por exemplo);
- Calcular os resultados para o valor presente e somá-los.
A partir do valuation, você pode conhecer precisamente o potencial da sua empresa, maximizando os elementos que a valorizam e reduzindo aspectos negativos, que levam à sua baixa avaliação.
A ideia é que você entenda o valor do seu negócio ao longo do tempo e consiga delinear estratégias futuras voltadas ao crescimento. Tendo essa informação clara, fica mais fácil negociar com os investidores.
Mas como negociar com os investidores?
Existem alguns fatores a serem levados em conta no processo de negociação para não correr o risco de ficar no prejuízo.
Geralmente, os investidores preferem taxas de descontos elevadas para assegurar um alto potencial de retorno.
No entanto, a participação de um investidor deve ser determinada por uma série de outros aspectos, tais como:
- Valor agregado;
- Diferenciais da empresa;
- Estrutura e qualidade da equipe;
- Oferta x demanda;
- Quantidade de sócios;
- Participação societária de cada um.
Todos esses elementos são avaliados por ambas as partes, buscando estabelecer uma negociação justa para os envolvidos.
Por isso, é interessante que a empresa receba rodadas de investimentos em diferentes períodos.
O empreendedor não deve esquecer de ter uma parcela significativa das ações da empresa e evitar de captar novos investimentos a um valuation muito alto, já que isso inviabiliza a segurança dos investidores nas próximas rodadas.
Que tal dar um passo a mais no mercado?
O valuation tem sido a chave principal para empresários conseguirem dar um passo a mais em seus negócios. Neste sentido, você também pode calcular o valor da sua empresa para atrair novas oportunidades de crescimento.
A T4 Consultoria possui um serviço especializado em avaliação de empresas que pode ser ideal para o seu negócio. Os impactos vão desde uma melhor visão de negócio até o alinhamento de estratégias para alcance dos objetivos em curto e longo prazo.
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