Considerado um dos setores essenciais e também um termômetro para a economia do país, segundo a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), atualmente existem 89 mil supermercados no Brasil, que geram quase 2 milhões de empregos, e o segmento é responsável pela comercialização de 83,7% dos produtos considerados de primeira necessidade.
Para os grandes varejistas, é importante que a performance, medida com as margens de lucros, controles internos robustos, processos otimizados e organizacionais estejam alinhados com a estratégia dos negócios. Neste setor para atingir lucros esperados, a performance deve ser desenhada e estruturada de acordo com o tamanho e a complexidade da operação.
Atualmente, este setor vem passando por transformações, em virtude do perfil do consumidor, localização, concorrência, produto, atendimento, meios de vendas e preços, por esse motivo há uma necessidade de diversificar o modelo de negócio, seja para o mini-mercado, supermercado e hipermercados.
Com alto nível de concorrência e um grande número de supermercados, 89 mil no Brasil, o empresário, começa uma maratona de empenho na gestão do seu negócio, com o equilíbrio das finanças da empresa, com controle de custos, estoque, margem de lucros, negociação junto a fornecedores, bancos e diferenciais competitivas. Com estas ações o empresário será capaz alinhar os objetivos a estratégia do negócio e promovendo a criação de valor, com o retorno do capital.
O segredo do sucesso deste, diante das suas complexidades é estabelecer um plano estratégico com objetivos bem definidos e alinhados com a operação.
A T4 Consultoria pode ajudá-los com todas estas situações! Mostraremos o caminho para aplicação das estratégias, na busca de resultados para o seu negócio.