Caso a sua empresa ainda não tenha um
planejamento orçamentário bem definido, é possível que ela esteja bem vulnerável.
É necessário planejar receitas, custos, despesas e investimentos necessários para o seu negócio estar em plena operação. Justamente para isso é que serve o planejamento orçamentário. Neste artigo vamos falar mais sobre esse tema. Agora você vai entender:
- O que é planejamento orçamentário;
- Para que ele serve no seu negócio;
- Como aplicá-lo;
- Como conseguir ajuda.
Para tirar muitas das suas dúvidas sobre esse assunto, leia esse artigo até o final.
O que é planejamento orçamentário?
Ele é um instrumento utilizado para planejar e controlar as saídas e entradas da empresa a médio e longo prazo.
O que você precisa saber sobre plano de negócio para pequenas empresas.
Permite fazer projeções de objetivos desejados quantificando todos os custos, despesas e investimentos necessários para realizá-los.
Considerando as condições e necessidades da empresa, esta ferramenta visa as possíveis e necessárias mudanças, descrevendo-as em termos econômicos e financeiros.
É mais fácil tomar decisões quando se tem tudo na ponta do lápis
Assim, é possível definir metas e traçar planos de ações nos mais diversos processos envolvidos na empresa, com foco em produtividade sobre os investimentos e custos investidos. O planejamento orçamentário permite a uma empresa ter um instrumento que facilita muito as tomadas de decisões.
Para que serve o planejamento orçamentário?
Este instrumento vai permitir controlar e planejar todo o orçamento da sua empresa. Planejar o orçamento significa integrar todas as questões operacionais e financeiras do processo de produção.
Definindo metas específicas ao elaborar este planejamento, é possível identificar decisões estratégicas necessárias, por exemplo, restringir investimentos em determinado setor e priorizar outro.
Com planejamento e acompanhamento você sabe se está no caminho certo, em tempo real
Monitorando rotineiramente o desenvolvimento e resultados da empresa, é possível diagnosticar se no dia a dia as atividades estão atingindo as metas necessárias para manter o planejamento que foi definido.
Elaborar estratégia de crescimento para a empresa lucrar mais.
Ter essa ferramenta a favor da gestão do seu negócio vai evitar muitos prejuízos desnecessários, que se deixarem de existir, podem ser revertidos como maior lucratividade na sua empresa.
Como aplicar o planejamento orçamentário na sua empresa.
Agora que você já sabe muito mais sobre esse tema, deve estar se perguntando como pode aplicar isso na prática o planejamento orçamentário no pequeno negócio. Para fazer isso, é necessário primeiramente identificar todos os recursos que sua empresa tem, como carteira de clientes, vendas, contratos firmados e empréstimos obtidos.
Posteriormente deve se mapear os custos, despesas e investimentos necessários para a operação da sua empresa.
Receitas
Calcule a média do volume de vendas atual da sua empresa, e faça contra posições com as taxas de crescimento dos períodos anteriores da empresa. Defina uma meta de vendas esperada para o próximo ano, considerando mês a mês. Baseando-se o preço médio do produto, você pode definir um valor de vendas estimado para a meta.
Custos
Considerando a base do volume de vendas definida pela meta, calcule os custos de operação e produção para atender a demanda.
Pense na mão-de-obra, insumos e matéria-prima necessários. Preveja as expectativas de inflação em cada um dos itens.
Despesas
Tomando como base o que foi definido pela meta do
planejamento orçamentário, leva-se em conta todas as despesas relacionadas às vendas, gestão e infraestrutura.
Prevendo a demanda definida pela meta, deve ser analisada também se as condições da estrutura atual são suficientes para alcançar os objetivos.
Em caso negativo, deve-se listar as despesas necessárias para ampliação ou renovação de infraestrutura.
Investimentos
É preciso ter um planejamento dos investimentos necessários para expansão e manutenção da estrutura de capital da empresa.
Com o planejamento orçamentário é possível identificar quanto de investimento a empresa precisa, permitindo elencar necessidades de investidores externos.
Busque ajuda especializada em planejamento orçamentário
Definir esse tipo de planejamento não é uma tarefa muito simples. É necessário bastante minúcia para identificar problemas com a maior fidelidade possível sobre a realidade da sua empresa.
Na maioria das vezes, as empresas precisam que equipes especializadas em planejamento orçamentário resolvam os maiores problemas de custos e falta de capital presentes na operação do seu negócio.
A consultoria pode ajudar você a definir um planejamento orçamentário cirúrgico, que vai definir critérios impecáveis nas tomadas de decisão da sua empresa. Entre em contato com a nossa equipe para mais informações.