Você já ouviu falar no diferencial que a gestão de custos traz para as empresas? Essa estratégia tem causado impactos positivos em organizações de diversos portes e segmentos, inclusive para as pequenas empresas.
De acordo com o Sebrae, as organizações de pequeno porte representam uma parcela significativa do total de empresas. Aproximadamente 98% dos 4,1 milhões de estabelecimentos formais na indústria, comércio e serviços são de pequeno porte.
Eles empregam 45% da força de trabalho de carteira assinada no Brasil, bem como respondem por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. De forma geral, podemos dizer que esse grupo de organizações contribui para a saúde econômica do país.
Para alcançar tal importância e sucesso no mercado, cada empreendimento deve contar com uma boa gestão. Avaliar os custos com precisão e profissionalismo faz parte desse processo, já que essa iniciativa oferece alguns benefícios para um negócio.
Para entender melhor esse assunto, acompanhe a seguir alguns tópicos e perceba os motivos que fazem esse tipo de gestão ser determinante para qualquer pequena empresa!
Entendendo a gestão de custos
A gestão de custos pode ser definida como estratégia de administração e controle dos custos gerados na produção e comercialização de bens e serviços. Ela ajuda a precificar um produto levando em conta o valor real que foi investido para obtê-lo, por exemplo.
Os custos avaliados nesta gestão são classificados em variáveis e fixos. Os variáveis são aqueles que mudam de acordo com a quantidade de produtos/serviços produzidos e comercializados, como o investimento em matéria-prima, por exemplo.
Os fixos correspondem aos gastos de rotina, os quais não dependem da oscilação de volume produzido e vendido pela empresa. Contas como água, aluguel, eletricidade e salários são custos fixos.
Entender o que envolve a gestão de custos facilita o melhor controle de gastos. Apenas isso já traz um benefício enorme para qualquer empresário, não é mesmo? E agora você deve estar se perguntando...
Por que a gestão de custos é decisiva para pequenas empresas?
A gestão de custos avalia os gastos de um negócio com precisão e profissionalismo, contribuindo para o crescimento de uma pequena empresa. Entre as suas principais funções, podemos destacar:
- Registro de todos os custos;
- Identificação de investimentos dispensáveis;
- Avaliação do desempenho financeiro das operações;
- Geração de informações detalhadas sobre rentabilidade;
- Auxílio no planejamento, controle e desenvolvimento de ações.
Dessa forma, gerenciar custos é determinante para manter uma pequena empresa em pleno desenvolvimento. Com as dificuldades iniciais de mercado, vale a pena administrar a parte financeira com bastante atenção e cuidado.
Assim, as chances de fechar as portas logo nos primeiros anos de atividade podem ser eliminadas gradativamente. Sabe por que? O motivo é simples...
Mais lucros, menos gastos
Quando bem executada, a gestão de custos resulta em mais lucros e menos gastos. Afinal, ela fornece informações relevantes para tomadas de decisões mais assertivas que envolvem investimentos e redução de despesas.
Se você deseja fazer uma boa gestão com agilidade e eficácia, contar com apoio profissional especializado pode ser uma ótima saída. Neste sentido, a T4 Consultoria possui uma equipe altamente qualificada e disposta a te ajudar.
A estratégia utilizada pela T4 Consultoria consiste em analisar e reduzir custos e despesas, otimizar a produtividade e a margem de lucro, bem como cumprir os objetivos traçados no planejamento. Quer saber mais?
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