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Estratégias e caminhos para fazer sua empresa crescer

Ter conhecimento e estratégia de como fazer sua empresa crescer é um detalhe poderoso para o futuro dos negócios. Afinal, com esses elementos você consegue atender as demandas de mercado com qualidade, inovação, prazo e custo adequado.

Ainda assim, muitos empresários sofrem para desenvolver e colocar esses elementos em prática. Na verdade, grandes líderes do mundo corporativo já passaram pela mesma dificuldade antes de consolidarem a sua organização e dominarem o seu nicho.

Problemas como não alcançar uma boa avaliação ou satisfação do cliente, perder o prazo para combater os concorrentes e não colocar um custo que se encaixe no bolso das classes sociais atendidas são dores comuns para muitos executivos.

A Crise

A crise que se instalou no Brasil nos últimos anos fez com que muitos empresários fossem pegos de surpresa, independente do estágio em que os seus negócios estavam. As grandes empresas que não foram ágeis o suficiente tiveram prejuízos bilionários.

É o caso do setor automobilístico. Uma pesquisa realizada, a pedido da Revista Exame, pela consultoria alemã Roland Berger, mostra que as grandes montadoras que atuam no país estão entre as companhias que mais sofreram com a recessão.

Entre 2014 e 2017, a Ford, General Motors e Volkswagen chegaram a perder R$ 22 bilhões na América do Sul. Em 2015, a Fiat teve o menor prejuízo dentre as grandes, calculado em R$ 320 milhões, enquanto que a Ford teve o maior, somado em R$ 11,9 bilhões.

Uma série de impactos insatisfatórios

Os resultados negativos são em grande parte causados pela fase em que o mercado automotivo do Brasil se encontra nos últimos anos. As vendas de carros caíram aproximadamente 40% de 2014 a 2017 no país, por exemplo.

Nesse contexto, a questão de como fazer sua empresa crescer assombrou milhares de donos de montadoras e acionistas. Para reverter esse cenário, os executivos estão adotando estratégias de reestruturação.

“Não podemos ficar parados esperando o mercado voltar. Investimos e fizemos ajustes internos com o objetivo de ganhar eficiência”, afirma Carlos Zarlenga, presidente da General Motors no Mercosul.

Adaptações necessárias para sobreviver

Como fazer sua empresa crescer 2 min

Diretores de montadoras que estavam lucrando alto ou que já estavam perto de falir, precisaram se adaptar ao mercado para descobrir como fazer sua empresa crescer e combater os concorrentes com excelência e agilidade.

Para Vitor Klizas, presidente da consultoria Jato Dynamics, especializada no setor automobilístico, a recessão trouxe um ensinamento. “A crise lembrou as montadoras que, por melhores que sejam as projeções, o setor é ciclo”, afirma Vitor.

Seguindo essa perspectiva, o profissional indica como fundamental o desenvolvimento de carros que atendam o mercado local e que também possam ser exportados. Aliás, essa estratégia atinge diretamente a satisfação dos clientes, aumentando os resultados.

Caminhos de como fazer sua empresa crescer

Após uma crise interna ou externa, o processo de reestruturação de qualquer negócio geralmente é longo e exige primeiros passos. E é exatamente isso que as montadoras estão fazendo neste momento para se reerguerem.

Quando estamos estudando um case como esse, podemos aprender muito sobre decisões em negócios que podem mudar o rumo que a empresa está tomando. Pensando nisso, que tal aprender como fazer sua empresa crescer a partir de hoje?

Listamos nas próximas linhas alguns caminhos viáveis escolhidos por grandes empresários para atender as demandas de mercado com qualidade, prazo, inovação e custo conveniente aos negócios e ao cliente. Começando pela...

Reorganização financeira

Entre as estratégias de como fazer sua empresa crescer que foram utilizadas pelos executivos de setores afetados pela crise está a economia de custos acompanhada de uma reorganização financeira completa em todas as unidades.

O planejamento e o monitoramento financeiro são chaves essenciais para visualizar o andamento dos negócios e tomar decisões mais assertivas para aumentar os lucros e diminuir as despesas. Neste sentido, existe uma ferramenta importante sobre gastos.

Gestão de custos

Para manter ou aumentar a participação no segmento de atuação, a gestão de custos é uma ótima saída. A partir dela, a empresa consegue posicionar os preços de seus produtos e serviços de modo justo e acessível ao cliente.

A ideia é utilizar a gestão de custos para estabelecer margens de lucros saudáveis. A curto prazo, isso influencia diretamente a rentabilidade da companhia e a sua geração de caixa, tornando-a mais competitiva em seu segmento.

Geração e aplicação de recursos

como fazer sua empresa crescer 3

Administrar os recursos é um passo decisivo de como fazer sua empresa crescer. Para isso, vale a pena dar atenção especial na geração e aplicação eficiente de recursos a fim de otimizar as operações e aumentar o retorno sobre o capital empregado.

Uma empresa que gera recursos suficientes para o funcionamento de suas atividades e sabe como aplicá-los de modo eficiente, torna-se mais produtiva e lucrativa ao longo do tempo, deixando os seus concorrentes para trás.

Relacionamento com fornecedores e clientes

Independente do estágio em que a sua empresa se encontra hoje, investir no relacionamento com fornecedores e clientes é uma das melhores decisões que está ao seu alcance. Afinal, eles são elementos indispensáveis para o crescimento dos negócios.

Neste sentido, é interessante conhecer mais precisamente o seu público e definir o cliente ideal para a sua empresa. Sobre os fornecedores, escolha aqueles que sejam parceiros da sua companhia e que apresentem um bom custo x benefício.

Aprimoramento do modelo de negócios

Como fazer sua empresa crescer envolve muitas vezes aprimorar o modelo de negócios. A Volkswagen, por exemplo, fez uma virada nos aspectos financeiro, de relacionamento com fornecedores, concessionárias e clientes, no portfólio de produtos e na equipe.

Assim como ela, muitas companhias aprimoram seus processos com o objetivo de se tornaram líderes de mercado. Logo, você também pode revisar o modelo de negócios implantado na sua empresa e adaptá-lo conforme as necessidades atuais.

Auxílio profissional

Grandes companhias contam com auxílio profissional para tomarem melhores decisões. Na maioria dos casos, o diagnóstico completo de profissionais especializados pode ser um divisor de águas de como fazer sua empresa crescer saudável e rápido no mercado.

Nós da T4 Consultoria atuamos nesse segmento com soluções adequadas para médias e grandes empresas. Juntos, podemos identificar melhores oportunidades de crescimento e redução de custos para manter o seu negócio na frente dos concorrentes.

Quer saber mais? Conheça as nossas soluções e descubra uma forma eficaz de alavancar seus resultados a curto prazo!

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