As pequenas empresas do ramo de minimercados contribuem de maneira significativa na economia do país. Uma pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que esse é o segundo maior segmento entre os pequenos negócios representando (6%) do PIB do Brasil.
Embora seja um mercado com grande crescimento e lucrativo, existem desafios na gestão desse setor tornando necessária a consultoria empresarial para supermercados e um plano estratégico específico.
Qual o planejamento estratégico ideal para o empresário que pretende gerenciar desde um mercado pequeno de vila a uma rede maior? Para esclarecer essas dúvidas e direcionar o melhor caminho contamos com a participação do Marcelo Viana, consultor e especialista em gestão de supermercados pela T4 Consultoria. Confira.
Planejamento estratégico para supermercados
Um planejamento estratégico eficiente para supermercados é importante para posicionar a empresa frente à concorrência, auxiliar em tomadas de decisões e ter uma compreensão clara sobre o controle dos processos e operações.
O planejamento estratégico é também um panorama geral. Nessa etapa, ocorre o levantamento de todos os aspectos que a empresa necessita de constante supervisão, atualização, gerenciamento e controle. Veja alguns exemplos:
- Competitividade no setor de supermercados e análise da concorrência;
- Controle do estoque (entrada e saída de produtos);
- Gestão de pessoas e processos;
- Verticalização de produtos;
- Necessidade de automação;
- Criar planos e ações alinhadas aos objetivos da empresa;
- Integração eficiente entre diferentes áreas.
O consultor empresarial pontua que o planejamento vai traçar os caminhos que o gestor necessita para alcançar os objetivos a curto, médio e longo prazo, além de alinhar a produção e gerenciamento de todos os setores envolvidos rumo a um objetivo em comum.
"Uma estratégia eficiente para supermercados deve focar no comportamento do consumidor, tal como seus hábitos em períodos diferentes, preferências e fatores que irão levá-lo a compra. Portanto, toda a gestão de processos, recursos deve considerar o cliente como ponto alvo", ressalta.
Gestão de estoque eficiente
A qualidade do estoque, é medida por um controle efetivo e por KPIs de performance que permitem avaliar o comportamento de cada item "mercadoria", seja, com dias em estoque, custos de armazenamento, logística e processos otimizados.
A assessoria econômica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) divulgou em junho de 2019 um comportamento receoso dos comerciantes, sobretudo no estado de São Paulo com queda no Índice de Estoque (IE) de 1,7%, no mesmo período do ano passado, houve alta de 11,2%.
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A instabilidade política e econômica no Brasil afetou drasticamente o poder de compra e fez com que a maior parte dos empresários procurasse por medidas para se adequar ao cenário, dentre elas, a redução de estoque. O problema do excesso de estoque ainda é predominante entre os pequenos comércios em (27,2%), enquanto os grandes tem um controle maior em (3,9%).
Por outro lado, Viana alerta quanto a necessidade de ajustar a logística para que essa redução em oferta de produtos não afete negativamente os lucros no comercio e a perda em vendas.
"Ao se tratar dos minimercados e comercio local existe a vantagem da proximidade com o cliente para ofertar produtos e captar precisamente as necessidades do consumidor, por meio do diálogo e empatia", argumenta.
Organização de custos e previsão de demanda
Na consultoria empresarial para supermercados a previsão de demanda faz parte do planejamento estratégico com foco em vendas e melhores resultados. São elaboradas estratégias para tornar a empresa mais competitiva e um plano de integração de diferentes setores, como comercial, financeiro e de atendimento.
"Com a análise prévia de mercado, organização de custos e identificação de sazonalidades (períodos de maior e menor compra) é possível planejar o reabastecimento de produtos com antecedência e garantir negociações vantajosas junto aos fornecedores", ressalta Viana.
Outra vantagem da previsão de demanda é poder planejar futuras ações de marketing em períodos determinados, aumentando as chances de obter bons resultados em vendas e evitar estoque parado.
Capacitação no atendimento ao cliente
Na pesquisa realizada pelo Sebrae em análise do ramo de minimercados no Brasil ao questionar qual seria o conhecimento necessário para melhorar a gestão da empresa , não foi apontado como prioridade softwares de gestão ou logística, mas a capacitação e melhorias no atendimento ao cliente, resposta dada pela maioria dos empresários participantes.
O consultor de negócios pontua que o recurso humano inclui potenciais significativos no que diz respeito a lucros e fidelização de clientes. Logo, empresas menores optam por práticas de atendimento e capacitação com esse foco, uma vez que estão numa situação de proximidade com o consumidor, tornando esse conhecimento primordial no aumento de vendas e lucratividade.
O treinamento da equipe com foco no atendimento ao cliente é um segundo ponto em destaque entre os empresários do ramo de minimercados. "É engano pensar que a capacitação é necessária somente para grandes equipes. Empresas pequenas principalmente, devem preocupa-se com esse ponto e utilizar de algumas vantagens como: maior proximidade com os funcionários e precisão no controle dos diferentes setores", pontua.
O cenário econômico instável exige estratégias assertivas para a empresa não passar por crises de gerenciamento. Ao surgir dúvidas ou dificuldades quanto ao controle de estoque, fornecedores ou perdas provocadas pela concorrência, a consultoria empresarial especializada em supermercados pode apresentar soluções eficientes para aumentar os lucros e posicionar a empresa com maior competitividade no mercado.
"O importante é manter-se alerta e procurar por soluções eficientes sempre que surgir um problema, mesmo que pequeno. Diante de uma situação delicada economicamente, as estratégias e riscos necessitam ser calculados por especialistas, de preferência", salienta.