Determinar os preços de um produto ou serviço é um dilema comum. Mesmo em pequenas empresas, existe dificuldade para equilibrar preços cobrados com os custos gerados, de maneira que o empreendedor possa obter lucro, pagar as despesas e manter os clientes satisfeitos com o preço dos produtos. Por isso, analisar alguns fatores do planejamento financeiro podem ajudar nesse processo.
Segundo artigo publicado pelo SEBRAE é esclarecido que o preço de venda ideal precisa cobrir todos os custos e despesas, também precisa ser competitivo e melhor do que o preço da concorrência.
Uma das primeiras coisas que é preciso entender é a relação entre o preço e o custo. A partir daí, é preciso considerar alguns aspectos. Primeiro, um dono de negócio vai calcular os custos antes de determinar os preços dos produtos, mas isso não é o suficiente para encontrar um preço justo no mercado. Outra coisa: é um erro estabelecer o preço apenas para agradar o cliente. Além de gerar desfalque no caixa, pode fazer o empreendedor obter lucros baixos.
O empreendedor pode definir os preços comparando à concorrência. Isso pode representar uma boa estratégia. Outra boa estratégia é a de oferecer serviços e produtos com algum diferencial. Se o preço for maior, essa estratégia funciona muito bem. Porém, se for menor, o empreendedor reduzirá o investimento na produção.
Após todas as comparações com os custos da produção e da concorrência, o empreendedor precisa reunir as informações e organizar em uma tabela de custos. Com isso, poderá comparar o valor gasto do mês. Outra ideia, é dividir esses custos em grupos de fixos ou variáveis e depois somá-los. Com essas informações, é mais fácil definir qual será a paridade dos preços, produtos ou serviços.
Entretanto, é preciso medir os lucros, que significa a porcentagem que cada venda trouxe para o caixa, com os custos já abatidos. Esse valor deve ser bem equilibrado. Com todos esses dados, é possível definir um preço justo, tanto para o empresário, quanto o para o cliente.
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Planejamento financeiro – Como chegar ao preço ideal
Seguindo alguns passos é possível finalmente chegar a um preço ideal de produto/serviço. Quais passos são esses?
Saiba exatamente quais são os seus custos e despesas
Se uma estratégia de preços baixos for adotada sem o devido planejamento financeiro, o maior risco para o empreendedor é o de ter prejuízos mesmo em caso de boas vendas. Os custos aqui se referem a gastos necessários para gerar os produtos/serviços, já as despesas se referem a tudo que é gasto para que o negócio alcance os objetivos, como é o caso do pagamento dos salários.
Tenha claro qual é a margem de lucro
Você sabe qual é o lucro líquido a partir da venda de um produto? O valor não pode apenas cobrir o custo do produto. Lucro é decorrente da diferença entre o faturamento por meio das vendas do produto/serviço e custos das despesas. A margem de lucro pode variar de negócio para negócio, a intenção é encontrar o ponto de equilíbrio que garanta a saúde financeira do negócio.
Tenha foco no mercado
Não ignore as pesquisas mercadológicas. O preço do produto/serviço também precisa ser compatível com o que é praticado no mercado. Muito cuidado sempre com a guerra de preços, não pode ser uma ação prolongada, é preciso aplicar apenas em casos estratégicos.
Precifique a partir de fórmulas
O markup é um índice que pode ser usado para a precificação de produtos/serviços. Basicamente o markup relaciona o custo de produção e distribuição de um bem ou serviço ao seu preço de venda. Esse é um indicador muito aplicado na economia, contabilidade e administração.
Ponto de equilíbrio
Dada a complexa tarefa de precificar produtos/serviços, é importante que o empreendedor tente encontrar o ponto de equilíbrio com base na política de preço. É fundamental que o preço não gere resultados negativos para a empresa e nem seja um valor muito acima do praticado no mercado.
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