Se o tema como atrair clientes faz parte de uma de suas preocupações, você não está sozinho. Em geral, os clientes são uma dor de cabeça para os novos empresários. Mas por outro lado, eles são fundamentais para uma empresa crescer.
Segundo o Sebrae, cerca 23% das empresas constituídas em 2012 fecharam suas portas em até 2 anos. Entre os motivos, que levaram ao fracasso dos empreendimentos, está a falta de clientes.
Para você fugir dessas estatísticas, listamos 5 estratégias poderosas de como atrair clientes ao seu negócio e lidar com isso de “cabeça fresca”. Continue lendo e conheça as atitudes para você se tornar praticamente um ímã de clientes!
1 – Compreenda o papel e o objetivo da sua empresa
Antes de “sair caçando” os clientes, é importante estabelecer os princípios da sua empresa. Primeiro, você precisa saber o que você quer e como você pode ajudar alguém.
Quando ficar claro para você e sua equipe qual o papel que a empresa deseja desempenhar no mercado, ficará mais fácil definir o seu público e estabelecer formas precisas de como atrair clientes.
Antes disso, é como se a sua empresa ficasse sem direção, seguindo para qualquer caminho e aceitando todos os clientes (mesmo os que não agregam em nada para você). Para compreender o seu lugar, você pode contar com uma empresa de consultoria.
2 – Conheça os seus potenciais e reais clientes
Identificar o perfil dos clientes, que a sua empresa deseja atingir, é um dos passos mais importantes para a atração e captação de novos consumidores.
No entanto, é essencial conhecer a fundo quais as necessidades e ambições deles, buscando entregar algo de valor, que faça com que as pessoas escolham comprar de você e não dos seus concorrentes.
Se você não sabe como identificar o seu público-alvo e definir suas personas, converse com um especialista sobre o assunto.
3 – Comunique-se bem
A comunicação é uma das ferramentas mais eficazes de como atrair clientes e engajá-los. Por isso, é importante passar a mensagem certa, no canal certo e no momento que o seu cliente precisa das suas soluções.
Isso requer uma abordagem simples, que elimina as objeções ao mesmo tempo que apresenta o diferencial da sua marca no mercado.
Então, fale a língua das pessoas que você quer atrair, para garantir uma comunicação bem-sucedida. Se você ainda está pensando em estratégias para pôr em prática, conheça algumas aqui.
4 – Esteja disponível ao seu público
Onde os seus clientes estão hoje? Essa é uma pergunta para se levar em conta na hora de definir os seus canais de comunicação. E a dica é:
Esteja disponível para o seu cliente, no lugar em que ele estiver. Mais que disponível, esteja presente. Invista em meios digitais, a fim de ser reconhecido como autoridade no assunto e construa um relacionamento com os clientes.
Converse com seus clientes, ouça suas opiniões e ofereça conteúdo de valor, inclusive nas redes sociais.
Contando com uma empresa de consultoria e construindo essa aproximação, você gera reputação e autoridade para a sua empresa, como verá a seguir!
5 – Construa um relacionamento com os seus clientes
Quer saber como atrair clientes e aumentar as vendas da sua empresa? Invista em um bom relacionamento entre sua empresa e seu público.
Para isso, é necessário criar uma experiência interessante para o cliente, atendendo às suas expectativas e fazendo com que ele confie no seu trabalho e volte a comprar de você.
Isso faz com que os seus clientes se transformem em divulgadores da sua marca e, portanto, tragam ainda mais pessoas ao seu negócio.
Como atrair clientes com resultados efetivos
Se aproximar dos clientes é um grande desafio, afinal lidar com pessoas exige uma parcela significativa de conhecimento e experiências. Mas você não precisa fazer isso sozinho...
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