É fato, a desorganização e descontrole nos processos do negócio podem causar falência. Para a longevidade da sua empresa, fique por dentro desses tópicos que são fundamentais.
Para se ter decisões administrativas de sucesso, é essencial a gestão financeira empresarial. Afinal de contas, é pelo fluxo do caixa que o empresário sabe se o seu negócio está, ou não, indo bem.
Claro, há uma diferença entre a gestão financeira empresarial e a administrativa. Mas, mesmo assim, as duas se complementam.
Segundo artigo publicado pelo portal Administradores é ressaltado que muitos negócios têm os seus processos funcionando normalmente, a receita ocorre normalmente, mas o importante parece nunca chegar: o lucro. Por que isso acontece? Falhas na gestão financeira.
Leia também: O que um Empreendedor precisa para se ter uma boa comunicação
Diferença entre Gestão Administrativa e Gestão Financeira
A gestão administrativa está ligada à organização. Com isso, definimos o alicerce nos processos de controle das atividades da empresa. Ela está ligada aos recursos humanos, operações e, também, à parte fiscal e tributária. Realizar um planejamento estratégico, ou escolher uma nova política de execução na empresa são partes da gestão administrativa.
Já a gestão financeira é a responsável por fazer o caixa girar. Desenvolve estratégias e controla o crescimento da empresa de forma sustentável e segura. A gestão financeira dá ao gestor ferramentas, por isso, investir nesses dois setores é essencial para o sucesso e o planejamento é fundamental para evitar prejuízos no lucro
Gestão Financeira é essencial para o negócio ganhar força no mercado
A gestão financeira ajuda na criação de estratégias, e está ligada a todas as áreas, ou seja, a todos os processos em um negócio. Essa ferramenta dá ao gestor o controle para definir o que, quando e como agir.
Vamos supor que o negócio esteja precisando de um trabalho de divulgação. É o orçamento no caixa que irá nortear sobre qual ação será realizada, quando, com que frequência, etc. O processo gerencial depende da gestão financeira, mas saiba que essas duas áreas se complementam em um negócio.
Práticas de gestão financeira e administrava
Se um negócio deseja ter sucesso, é fundamental que sejam executadas as melhores práticas de gestão financeira e administrativa, tais como:
Contas separadas
Ao abrir um negócio, é fundamental que o empreendedor separe as contas pessoais das contas da empresa. Misturar as finanças pessoais com as finanças do negócio levam a empresa ao descontrole financeiro e até à falência.
É ideal que o empreendedor não use o caixa da empresa para gastos pessoais, o indicado é que se defina um pró-labore, que se trata de um valor fixo mensal que tem o atributo de ‘salário’ para o responsável pelo negócio.
Tudo requer planejamento
Ao empreender e tirar um negócio do papel é preciso se planejar. Para traçar metas futuras e administrar o negócio ao longo do tempo, também é fundamental se planejar. O constante planejamento também auxilia no processo de correção de estratégias.
Instrumentos de gestão que qualificam o controle
Quando o assunto é controle financeiro, é essencial que se dominem as mais importantes ferramentas como é o caso do fluxo de caixa, que resumidamente mostra ao empreendedor a realidade da empresa e, além disso, consegue dar uma previsão de como será o desempenho do negócio a longo prazo.
Outro instrumento importante de gestão é o balanço patrimonial, que realizado periodicamente (a cada 3 ou 6 meses) mostra os ativos (dinheiro em caixa, recebimentos e bens) e passivos (contas a pagar, dívidas e salários).
Resultados são reveladores
Tanto a organização quanto a desorganização aparecem nos resultados. Em um processo organizado, o tempo é otimizado e as chances de erros são reduzidas. Ter um calendário de rotinas semanais e definir prioridades são algumas das ações que devem fazer parte da vida do empreendedor.
Sistemas automatizados
Para a organização e controle, a tecnologia pode ajudar. Sistemas de gestão são importantes no processo da otimização do tempo e melhoria nos processos, mas vale sempre lembrar que a tecnologia não trabalha sozinha, por isso, é essencial ao se contratar um sistema de gestão, poder contar com um treinamento e assistência eficientes.
Sem uma boa gestão financeira e administrativa é impossível que um negócio vá para frente. Invista em conhecimento, invista em melhorias e por que não em uma consultoria com experiência, que pode te ajudar a reestruturar os processos de gestão em seu negócio?